domingo, 13 de março de 2011

Lançamento do Livro da Padaria América

Quem nunca foi as terças feiras na Padaria América para comprar uma broa de centeio? Quem não comeu uns chifrinhos no café da tarde na casa da avó e perguntou: "Que delícia, onde você comprou, vó?" E ela responde: "Na Padaria América." Se você não passou por isso ou por nada parecido, provavelmente não vai endenter coisa alguma daqui em diante.

Eis o começo do texto que encontrei no blog da Ana Carolina Caldas: www.culturafazdiferenca.blogspot.com

" "É entrar lá e voltar ao passado...” disse um dos consumidores da Padaria América entrevistado para o livro “Padaria América e o pão das gerações curitibanas”. A tradição que é mantida há quase cem anos é a temática principal da obra escrita pela nutricionista e doutora em História da Alimentação Juliana Reinhardt. A pesquisaque originou o livro analisou a tradição de se fazer e se comprar o pão na padaria mais antiga da cidade. “Procuramos entender o que levou e leva uma padaria a conseguir se manter no mercado durante tanto tempo, qual o significado desta tradição e o que a comida (na forma de broas, bolos, bolachas) pode representar aos indivíduos. Trabalhamos com a história oral, entrevistando os clientes, a família Engelhardt e funcionários, muitos com mais de 40 anos de serviço no local.”  ... "

Para ler o resto clique aqui.


Nesta quinta-feira, dia 17 de março de 2011, as 19:30 nas Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Barigui, acontece o lançamento do livro sobre a Padaria América, de autoria da Professora Doutora Juliana Reinhardt.


2 comentários:

Ana Carolina Caldas disse...

Puxa Rodrigo, obrigada pela divulgação. Espero que vc possa aparecer! bjo

Unknown disse...

Olá Ana, infelizamente não poderei ir, pois estou morando em Águas de São Pedro. Mas fica aí meus cumprimentos. Beijo.