sábado, 7 de março de 2009

Finalmente uma feijoada que preste!

Todo brasileiro gosta de dar pitaco na feijoada alheia, é como capixaba que reivindica a paternidade da moqueca, pois o resto é peixada, como dizem. Cada um garante que tem a receira definitiva da feijoada, umas mais requintadas, outras menos afrescalhadas. Sinceramente, acho esse purismo um pé no saco. Pior do que aquela turma que, se tomar vinagre na garafa de vinho caro vai dizer que degustou um grand cru na Expand ou na Vino; tudo para demonstrar uma sofisticação e erudição gastronômica.

Pois é, acretido piamente na liberdade, e ,quando se trata de culinária, na sobrevivência. Se não fosse pela sobrevivência não estariamos comendo feijoada, ou ostra, ou cabeça de camarão. Até por que não teria sobrado muitos de nós a base de cortes de primeira. Se tem ou não tem orelha, pé e os cambau, foda-se, o importante é que tenha feijão e alguns cortes de carne bovina e suína. Os acompanhamentos ajudam também. O fato é que encontrava dificuldade de comer uma feijoada boa, honesta e sem viadagem. Teve uma vez que resolvi fazer e deu certo.

Acho que precisava disso para conhecer a feijoada da Mercearia Fantinato, um bar que merecia um post há muito tempo. O bar já era conhecido meu. Meio que de surpresa, passava pela Rua Mateus Leme, estava lá, na esquina com a Rua Albano Reis, com as portas fechadas. Era inverno e meio tarde. Naquela ocasião não parei, mas anotei o lugar. Qual foi minha sorte ter o Vinícius como amigo fraterno, que me convidou para almoço no sábado, feijoada, lógico, no Merceria Fantinato. O perpasto pantagruélico é servido estilo "servi-servis" com uma seleta escolha de pimentas, farinha, farofa e vinagrete, couve feita na hora, arroz, pururuca e três panelas com as seguintes carnes separadas: orelha e pé numa, linguiça e costelinha noutra e na terceira, paio e charque. Se estiver errado o Wlamir, proprietário, que me corrija. O serviço é impecável, o chopp ou cerveja, gelados e a conta não pesa no bolso.
O resto é com vocês. Bom apetite!

O Vinícius dando uma olhada no álbum de figurinhas do Zequinha do Wlamir.

Ah, o Wlamir coleciona as figurinhas do Zequinha!

Serviço: Mercearia Fantinato, Rua Mateus Leme 2553, esquina com a Albano Reis, de segunda a sexta-feira, das 17h as 01h e aos sábados, das 12h a 01h. A feijoada acaba antes. Tel.: 3023-1953.

2 comentários:

Anónimo disse...

COlecionei muito essas figurinhas do Zequinha. Pena que as não guardei. Tenho a coleçao completa relançada em 1979. Gostaria de adquirir as figurinhas originais da década de 50/60.
Se alguem tiver album e figurinhas..
José Renato 3292-2002

Anónimo disse...

Complementando...
e-mail
zerenatoliveira@hotmail.com