terça-feira, 24 de março de 2009

Saindo do prelo


Outro dia o Dante me falou que estava escvrendo um livro intitulado Curitiba: melhores defeito e piores qualidadess. Cronista como é, não deixou o estilo de lado, sempre com pitadas de humor e curiosidades curitibanas. Aí está a obra, que contou inclusive com entreveros sobre o leiaute da capa que rendeu até poema do Tadeu Woiciechowski.

Sobre a capa e o convite, faço minhas as palavras do autor:

"Um dos melhores defeitos e uma das melhores qualidades de Curitiba é a fleuma. Mesmo se for convidado para um almoço no meio da lama, num buraco de dois metros de altura, o curitibano não perde a pose. Foi o que aconteceu nesse "churrasco no buraco", capa do livro "Curitiba: Melhores Defeitos, Piores Qualidades" que vou lançar no sábado, para comemorar os 316 anos de Curitiba.

Em 1971, operários, comerciantes e funcionários da prefeitura comemoraram com "churrasco no buraco" a canalização do Rio Ivo, na Rua Voluntários da Pátria, trecho entre a Praça Osório e a Rua Emiliano Perneta. Fleumático (não-estou-nem-aí), o prefeito Jaime Lerner (na ponta da mesa, de terno e gravata), conversa com o jornalista Aramis Millarch (também de terno) e o chefe de gabinete Nireu Teixeira (no canto esquerdo, de fatiota escura e com a mão no queixo) faz de conta que o almoço é em palácio.

Ao ver essas fotos de Erony Santos (fotógrafo aposentado da prefeitura), o arquiteto Jaime Lerner me confessou que na ocasião passou constrangimento: "O churrasco foi organizado pelo empreiteiro da obra, à revelia da prefeitura. Quando cheguei ao local levei um susto. Com o povo passando no alto, sentei assim mesmo e nunca comi um churrasco tão envergonhado".

Com apresentação de Jaime Lerner, o livro é uma biografia não autorizada de Curitiba. Conto das tradições, das críticas que a cidade já teve e tem, das manias dos curitibanos e de como, no fundo (mesmo falando mal), todo mundo adora Curitiba, com seus melhores defeitos e piores qualidades. Nesse passeio pela cidade, escrevi sobre a história, o urbanismo, a paisagem, o clima, a gastronomia, o humor e o comportamento desta nossa gente da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Caro leitor, aguardo sua presença para "bebemorar" a cidade com um forte abraço. Curitiba: melhores defeitos, piores qualidades (288 páginas - 50 reais) será lançado no Restaurante e Bar do Passeio Público, a partir das 11h, num sábado de chorinho, feijoada e bolinhos de arroz. O endereço é uma "rememoração" do velho Pasquale dos anos 70/80, quando o Passeio Público era referência na cidade, a nossa praia".

P.S.: Também dá para andar de pedalinho, até lá.

Sem comentários: